FGTS: como funciona a antecipação do saque-aniversário?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
FGTS: como funciona a antecipação do saque-aniversário?
A antecipação do saque-aniversário FGTS é uma ótima oportunidade para colocar a vida financeira em dia, porque não gera parcelas mensais e tem uma das menores taxa de juros do mercado financeiro (Foto: Pixabay).

O saque-aniversário é uma modalidade de resgate do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) lançada em 2020. Desde então, 21 milhões de trabalhadores já usufruíram do recurso. A sistemática permite sacar uma porcentagem do saldo das contas ativas e inativas do FGTS, anualmente, no mês de aniversário do requerente.

A adesão é opcional e, caso o trabalhador seja demitido, ele pode sacar o valor da multa rescisória (40%), mas não o valor integral da conta no FGTS. A outra possibilidade de saque do FGTS, no entanto, é a padrão — em que os valores (integral e da multa) apenas são sacados após a demissão sem justa causa.

Para quem optou por realizar o saque-aniversário, existe uma vantagem: é possível antecipar as parcelas e sacar mais de uma no mês do seu aniversário.

Hoje, o Blog da Bem explica os detalhes do procedimento de antecipação do saque-aniversário. Confira a seguir!

Como funciona a antecipação do saque-aniversário

A primeira coisa para entender a antecipação é que ela acontece no caráter de empréstimo. Com isso, existem Impostos sobre Operações Financeiras (IOF) — na Caixa, por exemplo, os juros são de 1,59% ao mês. As parcelas adiantadas podem ser de até três anos, tendo alguns critérios a serem seguidos:

  • A última parcela do saque a ser adiantada não pode ultrapassar 999 dias, contados a partir da contratação;
  • O valor mínimo da antecipação deve ser de R$ 500;
  • Cada parcela antecipada deve ser de pelo menos R$ 300.

Todo mundo tem direito?

Para poder solicitar a antecipação do saque-aniversário, é necessário ter 18 anos ou ser menor emancipado. Além disso, a modalidade escolhida para o saque dos valores do FGTS deve ser a de saque-aniversário, naturalmente. Por fim, o solicitante deve estar com o CPF regular junto à Receita Federal.

Como o empréstimo é pré-aprovado, sendo apenas uma antecipação de parcelas que seriam sacadas anualmente, é importante ter saldo FGTS suficiente para isso — levando em consideração os critérios citados anteriormente.

Por que antecipar o saque-aniversário?

O empréstimo de antecipação do saque-aniversário do FGTS é uma forma segura e rápida de conseguir dinheiro. A solução conta com diferentes benefícios, que devem ser avaliados de acordo com as necessidades do solicitante. Conheça algumas vantagens:

Não são realizadas consultas ao SPC e Serasa

Essa modalidade de empréstimo não requer nenhum tipo de consulta aos órgãos de proteção ao crédito. Afinal, o valor corresponde ao próprio FGTS do solicitante, garantindo segurança a quem empresa.

É um processo ágil e pouco burocrático

Uma ótima pedida para quem deseja conseguir crédito rápido. O processo para solicitar a antecipação do saque-aniversário pode ser feito de forma virtual, sem deslocamentos até o banco.

Não é necessário explicar para que fim o dinheiro será utilizado

Essa é mais uma característica que agiliza o processo. Você pode utilizar o valor do saque-aniversário antecipado da forma que desejar. Mais privacidade e celeridade no atendimento.

A taxa de juros é fixa

Tendo sido estabelecida por lei, a antecipação do saque-aniversário possui o mesmo teto de juros do empréstimo consignado para servidores públicos federais, garantindo, também, um percentual de juros baixos.

A antecipação não compromete outros empréstimos

É possível acessar outros tipos de linhas de créditos concomitantemente à antecipação do saque-aniversário e até mesmo utilizar as parcelas para o pagamento de outros empréstimos.

É um empréstimo sem dívidas

Como o valor é sacado diretamente do FGTS para o pagamento das parcelas emprestadas, não é necessário o pagamento direto das parcelas, não comprometendo a renda do trabalhador.

Como solicitar a antecipação do saque-aniversário?

Com a Bem Promotora, você consegue antecipar o seu saque-aniversário do FGTS. Para saber mais e aproveitar, entre em contato através do site ou procure um correspondente Bem mais próximo de você.

Artigos relacionados

Entenda a prova de vida do INSS em 2022

Entenda o consignado para Marinha, Aeronáutica e Exército

Saiba como consultar o saldo devedor do empréstimo consignado